6 de julho de 2015

Faculdade Piaget recebe bem o novo Fies para o segundo semestre do ano

Piaget atende a vários requisitos e agora espera pela definição, pelo MEC, do número de vagas que irá oferecer aos estudantes A Faculdade Piaget, em Suzano, recebeu de forma positiva a divulgação oficial das novas regras do programa de financiamento estudantil do governo federal, o Fies, na sexta-feira (3/7), por meio de portaria do Ministério […]

A Faculdade Piaget, em Suzano, recebeu de forma positiva a divulgação oficial das novas regras do programa de financiamento estudantil do governo federal, o Fies, na sexta-feira (3/7), por meio de portaria do Ministério da Educação publicada no Diário Oficial da União. A instituição atende a vários requisitos e agora está na expectativa da definição, pelo Ministério da Educação, do número de vagas que irá oferecer ao público estudantil neste segundo semestre.

O MEC ainda não informou quando abrirá as inscrições para os estudantes. A portaria com as novas regras diz que cursos com notas 4 e 5, em carreiras como engenharia, áreas da saúde e formação de professores e nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste (exceto Distrito Federal) terão mais vagas, mas alunos de outros cursos e regiões do País continuarão a ser atendidos.

“A Piaget está otimista com essa divulgação oficial, pois tem cursos com notas 4 e 5 e nas áreas que terão prioridade, como engenharia, saúde  e licenciatura, ou seja, a instituição se enquadra em critérios que o Ministério da Educação utilizará para a distribuição de vagas destinadas ao financiamento”, comentou o diretor-geral da Piaget, Marcus Rodrigues.

“Agora vamos esperar pela definição, por parte do MEC, do número de vagas de Fies que poderemos oferecer. A expectativa é de que possam ser atendidos alunos da Piaget que não conseguiram o contrato no primeiro semestre e também aqueles que ingressarão no segundo semestre, pois ainda teremos mais um vestibular, o último, no dia 25 de julho”, explicou o diretor. “Com critérios mais rígidos, o programa beneficiará realmente os estudantes que mais precisam e contribuirá para a redução da desigualdade social”, avaliou Rodrigues.

Nos próximos dias, segundo o diretor, a instituição assinará o termo de participação no novo Fies. O governo estabeleceu prazo de 6 a 17 de julho para que as mantenedoras providenciem a assinatura. Outra alteração no programa é que as instituições deverão oferecer um desconto de 5% sobre a mensalidade para os estudantes com contrato do Fies.

Para os estudantes, uma das alterações se refere ao tento da renda familiar. Serão atendidos aqueles que comprovarem renda familiar mensal bruta per capita de até dois e meio salários mínimos (R$ 1.970); antes, o teto era de até 20 salários mínimos (R$ 15.760) de renda familiar mensal. Outra mudança é a taxa de juros, que subiu de 3,4% para 6,5% ao ano.

Os estudantes deverão comprovar, ainda, que não concluíram curso superior e que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição 2010 com média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota na redação superior a zero (exigências já feitas no primeiro semestre para os novos contratos).

As novas regras só valerão para os próximos contratos. De acordo com o MEC, mais de 178 mil estudantes tentaram o financiamento pelo Fies no primeiro semestre e não conseguiram. No segundo semestre serão firmados 61,5 mil novos contratos.

fies