Piaget no Mundo

Instituto Piaget: uma história que começa em Portugal e vai para o mundo todo.

O Centro Universitário Piaget (UNIPIAGET) de Suzano faz parte de uma instituição reconhecida internacionalmente: o Instituto Piaget, de origem portuguesa, criado em 1979 e que hoje, com mais de 40 anos de atuação no ensino superior, tem presença em três continentes e seis países: Portugal (Almada, Silves, Vila Nova de Gaia e Viseu), Angola (Benguela e Viana), Cabo Verde (Mindelo e Praia), Guiné-Bissau (Bissau), Moçambique (Beira) e Brasil (Suzano), colaborando no desenvolvimento econômico e social desses países.

A instalação da Instituição de Ensino Superior em Suzano, mantida pela Associação UniPiaget/Brasil, foi possível a partir de um contrato de concessão de área pública para “implantação e desenvolvimento de instituição de ensino superior”, entre a Prefeitura Municipal de Suzano, como concedente, e como concessionário, o Instituto Piaget – Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico, C.R.L., estabelecida em Lisboa (Portugal). No seguimento desta concessão foi criada, em maio de 2008, uma associação sem fins lucrativos e de natureza privada, denominada Associação UniPiaget /Brasil, que tem como associado fundador o Instituto Piaget.

O UNIPIAGET faz parte de uma instituição reconhecida internacionalmente: o Instituto Piaget, de origem portuguesa.

A história do Instituto está intimamente ligada ao percurso e ao trabalho do homem que dá nome a este universo e foi seu presidente honorário: Jean Piaget. Uma evolução marcada pela adaptação, pelo interesse natural na dinâmica e na mudança das coisas e pelo seu estudo. Uma história que se define numa transformação por etapas para ser cada vez melhor.

Constituído em 1979 como cooperativa sem fins lucrativos, denominando-se então “Cooperativa para o Desenvolvimento da Criança, SCRL”, assume a sua atual denominação “Instituto Piaget – Cooperativa para o Desenvolvimento Humano, Integral e Ecológico, CRL” anos mais tarde, fruto de um percurso onde se desenvolveram e implementaram diversos projetos de caráter pedagógico e social.

O Instituto Piaget tem como principais objetivos proporcionar um ensino de qualidade, criar conhecimento e difundir valores humanos fundamentais para uma indispensável formação pessoal e intelectual de todos os seus agentes – docentes, estudantes, trabalhadores e cooperantes.

No seguimento deste propósito, e procurando privilegiar a criatividade e a inovação, o Instituto Piaget tem vindo sistematicamente a reinvestir todos os seus excedentes na melhoria e aperfeiçoamento constantes do seu projeto educativo, e sempre no cumprimento rigoroso do Estatuto do Ensino Superior Particular e Cooperativo.

Com estes princípios, a atuação do Instituto Piaget tem vindo a diversificar-se, abrangendo uma multiplicidade de áreas que vão da educação à pesquisa, passando pela ação de caráter social e pela implementação de projetos de desenvolvimento, tanto em Portugal como em países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e ainda, pela edição de livros.

O Instituto Piaget tem, nos seus estatutos, uma filosofia de matriz antropológica, cultural e filantrópica, inspirada nos valores primordiais de um humanismo integral, criativo e inovador, que é replicada a todas as instituições de ensino superior do Instituto Piaget no mundo, incluindo a Faculdade Piaget de Suzano.

Carta de Jean Piaget