21 de abril de 2023

Reitor do UNIPIAGET apresenta ao Prefeito de Suzano projeto inédito no Alto Tietê.

Suzano terá a primeira Farmácia Universitária Solidária do Alto Tietê instalada no Centro Universitário Piaget O reitor do Unipiaget – Marcus Rodrigues, juntamente com o Secretário da Saúde Pedro Ishi, apresentaram na manhã da úlitma quarta-feira (19/04/2023), o projeto “Farmácia Universitária Solidária” ao prefeito Rodrigo Ashiuchi durante visita ao gabinete. A iniciativa, pioneira no Alto […]
Reitor-do-UNIPIAGET-Marcus-Rodrigues-e-o-Prefeito-de-Suzano-Rodrigo-Ashiuchi

A iniciativa, pioneira no Alto Tietê, foi proposta pelo curso de Farmácia do Unipiaget sob a coordenação do Prof. Guilherme Matsunani e construída com o apoio da Secretaria de Saúde do município sob o comando do secretário Pedro Ishi.

O chefe da pasta, Pedro Ishi, esteve acompanhado da diretora de Atenção Básica à Saúde, Flávia Verdugo, para apresentar a iniciativa ao prefeito. Com a presença do reitor do Unipiaget, Marcus Rodrigues; da pró-reitora acadêmica Poliana Lima; do coordenador do curso de Farmácia, Guilherme Matsutani; do diretor da TV Diário, Renato Cocenza; do coordenador da Vigilância Sanitária de Suzano, Mauro Vaz; e do vereador Jaime Siunte, o grupo explicou o funcionamento prático do projeto que será iniciado na próxima segunda-feira (24/04).

O projeto em questão prevê uma cooperação mútua para o benefício de munícipes, alunos da universidade e do próprio meio ambiente. Em um primeiro momento, serão disponibilizados caixas para coleta de medicamentos nas 12 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Suzano, além de um ponto localizado no próprio UNIPIAGET para que a população deposite as cartelas abertas de fármacos diversos, desde que estes estejam no prazo de validade. Toda a arrecadação será encaminhada à Farmácia Universitária Solidária do Unipiaget.

A partir disso, os estudantes supervisionados pelos professores farmacêuticos, terão a oportunidade de analisar os remédios, fazendo a triagem destes e verificando a possibilidade de reuso ou descarta. Ao final do processo, os fármacos dentro da validade e em bom estado de conservação serão colocados à disposição de todos os públicos em um consultório próprio do Unipiaget, que funcionará inicialmente as quartas feiras, das 13 às 17 horas.

Os medicamentos doados que forem reprovados na avaliação por prazo de validade vencido ou inadequados para a redistribuição serão encaminhadas para o destarte adequado por meio da Secretaria de Saúde.

APROVAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Segundo Vaz, todos os ambientes nos quais os fármacos serão analisados foram aprovados nas inspeções do setor. “Queremos garantir que não haverá nenhum tipo de contaminação no momento do retorno dos remédios aos munícipes. Estivemos nas instalações do Unipiaget nas últimas semanas e elas são mais do que adequadas para manuseio dos medicamentos e realização desta importante ação”, confirmou o diretor da Vigilância Sanitária.

PALAVRA DO SECRETÁRIO DA SAÚDE PEDRO ISHI

Pedro Ishi postulou que o projeto garante benefícios em todas as vertentes possíveis. “Esta é uma parceria positiva a todos, pois ao passo que os suzanenses poderão ter acesso a orientações profissionais ao retirar um medicamento neste novo posto, os alunos terão a possibilidade de desenvolver suas práticas e, paralelo a isso, evitar o descarte irregular de itens. Todos saem ganhando”, comentou.

PALAVRA DO REITOR DO UNIPIAGET MARCUS RODRIGUES

O reitor relatou que este iniciativa só foi viável pois além da parceria da Secretaria da Saúde, ainda contou com o apoio institucional das empresas TV DIÁRIO e EMIBRA concretização deste projeto. “O apoio da Prefeitura é fundamental para disponibilização de locais de coleta por toda a cidade, além da logística na entrega e descarte correto dos medicamentos, da Emibra, tradicional empresa Suzanense de embalagens, que abraçou o projeto e irá fornecer as caixas personalizadas para coleta dos medicamentos, e com o apoio da TV DIÁRIO conseguiremos fazer a informação chegar a todos, por meio das campanhas de conscientização, veiculadas na TV.”

Por sua vez, Rodrigues pontuou que a parceria será fundamental para cumprir uma das missões do Unipiaget. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas, oferecendo uma formação de excelência e abraçando também a comunidade por meio da oferta de vários serviços gratuitos, pois quando inauguramos uma ‘Farmácia Universitária Solidária’, todos ganham. Os alunos aprendem na prática, a comunidade tem acesso à atenção farmacêutica e medicamentos gratuitos e o meio ambiente não sofre com o descarte inadequado de remédios”, destacou o reitor.

PALAVRA DO PREFEITO DE SUZANO RODRIGO ASHIUCHI

O chefe do Executivo suzanense enalteceu o pioneirismo da ação, que nunca havia sido realizada antes no Alto Tietê. “Este projeto é único na região, o que mostra o espírito de inovação que implantamos na cidade. É importante ressaltar que todos os projetos e parcerias que formulamos visam o melhor para nossa população e, com esta iniciativa em conjunto com a Unipiaget e a TV Diário, podemos oferecer bem-estar, facilidade e desenvolvimento em vários sentidos”, disse.

“Parabenizo o reitor Marcus, a pró-reitora Poliana e o coordenador Guilherme pela concepção deste projeto, além de ressaltar a importância do apoio da TV Diário, aqui representada pelo Renato e da Emibra. Ressalto ainda a perspicácia do secretário Pedro, da diretora Flávia e de toda a equipe da Saúde pela formulação desta parceria. Trabalhamos todos em conjunto em prol do que é melhor para nossos cidadãos”, finalizou Ashiuchi.

A cerimônia de abertura será no próximo dia 24 de abril (segunda), às 10h, no Centro Universitário Piaget.

Veja a cobertura da imprensa sobre o Projeto da Farmácia Solidária UNIPIAGET

Site da PREFEITURA MUNICIPAL DE SUZANO <CLIQUE AQUI>