1 de julho de 2024

Unipiaget faz lançamento de pedra fundamental do Projeto de Expansão do campus universitário

Cerimônia aconteceu nesta quinta-feira (27) pela manhã e contou com a presença de autoridades Nesta quinta-feira (27), o Centro Universitário Piaget realizou a cerimônia de apresentação do projeto de expansão do campus e lançamento da Pedra Fundamental das obras, que já começaram. Na ocasião, estavam presentes o reitor da instituição, professor Dr. Marcus Rodrigues, a […]
EXPANSAO-UNIPIAGET-1

Nesta quinta-feira (27), o Centro Universitário Piaget realizou a cerimônia de apresentação do projeto de expansão do campus e lançamento da Pedra Fundamental das obras, que já começaram. Na ocasião, estavam presentes o reitor da instituição, professor Dr. Marcus Rodrigues, a presidente da mantenedora da Unipiaget/Brasil, Dra. Lúcia Marques Pereira, a pró-reitora acadêmica, professora Poliana Lima, o prefeito de Suzano, Rodrigo Ashuichi, o vice-prefeito Walmir Pinto, secretários municipais, o vereador Jaime Suinte, o vereador Pedro Ishi e a vereadora Gerice Lione. Ainda participaram do evento, o Dr. Daniel Tomás, diretor financeiro do Instituto Piaget de Portugal, colaboradores, coordenadores, professores da instituição, e representantes das empresas responsáveis pela execução do projeto, Estevão Engenharia e Premovale.

Na abertura da cerimônia, as arquitetas responsáveis pelo projeto arquitetônico, Marcilene Iervolino e Cind Octaviano, fizeram uma apresentação sobre as novas instalações, que tem um investimento inicial de R$ 10 milhões. Com a construção das cinco novas alas, o Centro Universitário Piaget contará com 18.022,79 metros quadrados de extensão. Atualmente, o campus tem 9.644,45 metros quadrados, que serão somados a 8.378,34 metros com esta obra.

“O projeto arquitetônico em formato radial distribuído em cinco alas, remete seu conceito aos países lusófonos. As alas do edifício se encontram em um átrio central propício ao encontro, a integração, a vivência estudantil. Em quatro alas serão distribuídas as salas de aula e em uma haverá um teatro com 300 lugares. Entre elas haverá praças, que farão uma homenagem aos países lusófonos”, explica Marcilene.

A arquiteta ainda explicou que será usado concreto pré-moldado para a construção, escolhido pela rapidez que proporciona à obra e a possibilidade dessas alas serem entregues em fases.

MAIS DETALHES

Ao redor das alas, também estão previstos projetos paisagísticos, que serão devidamente identificados com os nomes dos países de língua portuguesa onde o Instituto Piaget está presente, incluindo a Praça Portugal, a Praça Angola, a Praça Moçambique, a Praça Guiné-Bissau e a Praça Ancestralidade. Para compor o cenário, duas mil árvores deverão ser plantadas. Nas estruturas internas das alas, será utilizado concreto pré-moldado, com instalação de drywall, para garantir flexibilidade na divisão dos espaços, especialmente nas salas de aula, que poderão comportar um número variado de 60 a 100 alunos.

A expectativa é de que a unidade possa receber, ao todo, cerca de 1.600 novos alunos assim que todas as obras estiverem finalizadas.

O secretário municipal de Educação, Leandro Bassini, frisou que esta é uma grande conquista para a cidade. “O nosso desenvolvimento passa pela oferta e qualidade do ensino superior. Parabenizo a instituição por essa expansão, que tanto beneficiará não só munícipes de Suzano como de toda a região”, disse Bassini.

O vereador Jaime Siunte, em nome do Legislativo municipal, reforçou que este é mais um capítulo importante da história da cidade. “Lembro do dia que foi autorizada a concessão do terreno para o Unipiaget e agora estou aqui para conferir esse grande projeto de expansão. É um grande orgulho para todos nós”, afirmou o parlamentar.

O vice-prefeito, Walmir Pinto, se mostrou encantado com o projeto que foi apresentado. “Fiquei muito surpreso com a magnitude desta proposta. Esse é um dia pra ficar marcado na história de Suzano, pois essa expansão garantirá ainda mais possibilidades de formação para os munícipes. Cumprimento os gestores do Unipiaget e todos os envolvidos nessa conquista”, declarou Walmir.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, por sua vez, destacou que a dedicação e união permitiram a chegada a este momento. “É mais um grande projeto para a cidade, que se integra às melhorias que estão sendo implementadas no entorno do Unipiaget, com o prolongamento da avenida Roberto Simonsen, da rua Sete de Setembro, e a chegada do Hospital Federal. A melhoria da qualidade de vida dos alunos e demais munícipes estão sempre no nosso radar. Com a nova estrutura que será entregue, garantiremos mais bolsas de estudo para as pessoas em situação de vulnerabilidade social e proporcionaremos novas oportunidades a um número cada vez maior de famílias. A educação é a chave da mudança”, destacou.

A mantenedora da Unipiaget Brasil, Dra. Lúcia Marques Pereira, disse que um sonho que se sonha só, é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade, parafraseando Raul Seixas. “Hoje temos 20 cursos e cerca de 2300 alunos, com perspectiva de crescimento. A expansão cria novas oportunidades. Trabalhar com ética e valores é nossa marca”, destacou.

O reitor do Unipiaget, Marcus Rodrigues, explicou que este é um momento de felicidade, agradecimento e comemoração. “Estamos aqui porque fizemos amigos e parceiros. Uma instituição se constrói desta forma. Hoje estou muito feliz ao anunciar este projeto de expansão, que cresce de forma lenta, responsável e que vai devolver a Suzano tudo que recebemos de bom”, finalizou.

Pedra Fundamental

Depois da cerimônia no auditório do Centro Universitário, os convidados seguiram até o canteiro de obras para o lançamento da pedra fundamental. No local ocorreu o descerramento de uma placa de início das obras, que inclusive já começaram.

A previsão é que a primeira fase será entrega em janeiro 2025. Ela contempla duas alas iniciais com salas de aula.