Aulas presenciais foram suspensas num dia e no outro já estavam acontecendo em ambiente virtual, de forma remota, com a interação em plataformas.
A pandemia do novo coronavírus atingiu em cheio o ensino no Brasil e com as instituições de ensino superior e seus alunos não foi diferente. De uma hora para outra, salas de aulas, bibliotecas e pátios ficaram vazios e o burburinho costumeiro deu lugar ao silêncio. O ensino migrou para o ambiente digital para que as atividades não fossem interrompidas. E em meio a esse contexto, a Faculdade Piaget, em Suzano, criou mecanismos para auxiliar os estudantes nesse período conturbado de distanciamento social e adaptação a um novo cenário econômico e social.
A instituição agiu rápido tão logo teve início o isolamento social com a suspensão das aulas e outras atividades presenciais no campus. Além dos docentes, estudantes foram comunicados da quarentena e de como seriam as atividades por meio de avisos pessoalmente, por meio da direção geral e acadêmica, antes mesmo que comunicados fossem publicados nos canais e redes sociais oficiais da instituição. A comunicação direta foi uma forma de tranquilizar a comunidade acadêmica ao mesmo tempo manter a garantia da continuidade dos estudos.
Tanto que as aulas presenciais foram suspensas num dia e no outro já estavam acontecendo em ambiente virtual, de forma remota, com a interação em plataformas digitais entre professores e alunos, com a utilização de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis.
AULAS EM PLATAFORMAS DIGITAIS
O corpo docente, fazendo jus à sua alta qualificação, buscou novas metodologias de ensino adequadas para a aprendizagem dos alunos diante da nova realidade e meios digitais.
Graças ao engajamento de todos, um verdadeiro trabalho de equipe entrou em ação para que a missão educacional permanecesse firme em seu propósito, com professores dando aula para professores, criando tutorial para novas ferramentas; enviando links com sugestões de leituras; dicas, troca de experiências, tudo contribuiu para a transformação.
As aulas, desde então, acontecem online conforme a grade de cada curso, nos dias e horários normais de cada disciplina, turma e professor, rigorosamente, como antes, todos juntos e ao mesmo tempo, só que por enquanto cada um na sua casa.
A dedicação do corpo docente é um dos diferenciais e contribuiu para a motivação e engajamento dos alunos no novo formato de aulas, que têm alcançado altos índices de freqüência nas salas virtuais.
As plataformas digitais têm sido bastante úteis também para a interação entre docentes, coordenadores dos cursos, direção acadêmica e direção geral, em videoconferências nas quais são discutidas as diretrizes educacionais.
Com tudo isso, a instituição garantiu a continuidade do calendário letivo, com o cumprimento das normas do Ministério da Educação, sem qualquer prejuízo para os estudantes, dos semestres iniciais aos que estão em fase de conclusão dos estudos.
PLANO FINANCEIRO EMERGENCIAL
Na esfera econômica, a Faculdade Piaget criou novos mecanismos para facilitar e aliviar, financeiramente, a vida dos alunos, num momento em que muitos tiveram a situação agravada com os reflexos negativos sobre empregos e renda familiar. Uma das medidas foi a possibilidade de quitação das mensalidades com parcelamento em até 3 vezes no cartão sem juros.
Outra ação foi a criação de um Plano de Parcelamento Piaget Emergencial (PPP-E), para os meses de abril, maio e junho, que permite ao aluno quitar até 70% do valor da mensalidade de forma rápida e desburocratizada, sem a necessidade de fiador ou avaliação de crédito, e o residual em seis parcelas iguais e sem juros a partir de julho de 2020.
A instituição adotou ainda um atendimento remoto personalizado e humanizado, permitindo assim uma negociação flexibilizada, conforme a necessidade individual do estudante, em contato direto com o departamento financeiro.
As medidas trouxeram alívio e segurança aos alunos e o resultado positivo gerou menor inadimplência e baixa taxa de desistência. Ou seja, mais alunos, com a possibilidade de negociação, conseguiram manter os estudos, não precisaram interromper o sonho de conquistar um diploma, uma profissão e um futuro melhor.
SERVIÇOS ACADÊMICOS MANTIDOS
Também desde o início da pandemia e o decreto de quarentena, a Faculdade Piaget reestruturou o atendimento da secretaria, que também passou a ser remoto, com os colaboradores, que desenvolvem suas atividades em regime de home office.
A tecnologia se estende à biblioteca, pois a Piaget mantém acervo digital para todos os seus alunos, por meio da plataforma "Minha Biblioteca", que pode ser acessada 24 horas, de qualquer lugar. Outros serviços mantidos durante a pandemia são de orientação aos usuários em relação a normalização de trabalhos acadêmicos (ABNT), auxílio a levantamentos bibliográficos, pesquisa em bases de dados, entre outros. Embora as atividades acadêmicas presenciais tenham sido suspensas, a biblioteca continua realizando este suporte aos alunos online.
Com isso, os serviços acadêmicos tiveram continuidade, mas de forma segura para preservar a saúde o público e também dos funcionários.
MEDIDAS PREVENTIVAS
Segurança, aliás, que já era prioridade antes mesmo da pandemia, com a adoção de medidas preventivas no campus, desde o reforço na higienização à disponibilização de álcool em gel nas áreas de maior concentração e circulação de alunos, bem como afixação de cartazes com informações sobre a Covid-19 e formas de prevenção e a distribuição, por alunos dos cursos da área de saúde, de informativos.
VESTIBULAR DO MEIO DE ANO
A expectativa agora, além do fim da quarentena e retomada das atividades presenciais, é o início, nos próximos dias, da campanha de vestibular para ingresso de novos alunos no segundo semestre de 2020. A abertura das inscrições para os 15 cursos de graduação e mais detalhes serão divulgados em breve nas redes sociais e mídias digitais da faculdade. Afinal, o que é bom tem de continuar. O conhecimento não pode parar.