3 de março de 2016

Alunos de Fisio aceitam desafio em campanha sobre doença rara

Como milhares de pessoas no Brasil, os alunos toparam o desafio de gravar um vídeo com a turma soprando um balão até estourar e, depois, compartilharam a imagem nas redes sociais. Estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Piaget de Suzano entraram com fôlego total na campanha de conscientização sobre a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). […]

Como milhares de pessoas no Brasil, os alunos toparam o desafio de gravar um vídeo com a turma soprando um balão até estourar e, depois, compartilharam a imagem nas redes sociais.

Estudantes do curso de Fisioterapia da Faculdade Piaget de Suzano entraram com fôlego total na campanha de conscientização sobre a Fibrose Pulmonar Idiopática (FPI). Como milhares de pessoas no Brasil, os alunos toparam o desafio de gravar um vídeo com a turma soprando um balão até estourar e, depois, compartilharam a imagem com colegas para desafiá-los a fazer o mesmo. Fotos e o vídeo foram publicados no Facebook da Piaget e também no site da campanha. Para saber mais, participar do desafio campanha ou desafiar outras pessoas, basta digitar #metiraofolego (página no Facebook) ou acessar o site http://www.metiraofolego.com.br/.

A Fibrose Pulmonar Idiopática é uma doença crônica rara e que se agrava com o tempo. Forma cicatrizes no tecido do pulmão e isso causa dificuldade cada vez maior em respirar, resultando em falta de ar aos exercícios. Sua causa é desconhecida e seus sintomas mais comuns são a falta de ar e a tosse seca. A FPI é de difícil diagnóstico e pode facilmente ser confundida com a insuficiência cardíaca, a bronquite crônica/enfisema pulmonar e outras doenças inflamatórias do pulmão.

Campanhas de esclarecimento da população são fundamentais para aumentar a chance do diagnóstico e tratamento. A Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia lidera um movimento de conscientização todos os anos, especialmente no mês de fevereiro (dia 29 de fevereiro é considerado Dia das Doenças Raras e também Dia da Fibrose Pulmonar Idiopática). Neste ano, uma das atividades é o desafio com balões, que se espalhou nas redes sociais.

Os sintomas mais comuns são a falta de ar aos esforços e a tosse seca crônica, porém, existem mais sintomas possíveis: indisposição geral, fadiga e fraqueza; maior frequência de resfriados e infecções pulmonares; mudanças no formato dos dedos e unhas (que podem alargar e arredondar). É mais frequente em homens e, principalmente, em idosos entre 50 e 70 anos. A doença tem ainda alguns fatores de risco, como: tabagismo; infecções pulmonares virais; exposições ambientais, como à poeira metálica; doença do refluxo gastroesofágico.

A FPI ainda não tem cura. Mas pode ser tratada para desacelerar a piora dos sintomas para os portadores. Por se tratar de uma doença rara, muitas pessoas podem acabar passando por uma série de médicos até que se tenha o diagnóstico correto, daí a importância das campanhas de esclarecimento da população. (Fontes http://www.metiraofolego.com.br/ www.sbpt.org.br).

DesafioFibrosePiagetsite

DesafioFribrosePost

 

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato