21 de abril de 2023

Unipiaget inaugura primeira Farmácia Universitária Solidária do Alto Tietê

A cerimônia de abertura será no próximo dia 24 de abril (segunda), às 10h, no Centro Universitário Na próxima segunda-feira (24 de abril), às 10h, o Unipiaget inaugura a primeira Farmácia Universitária Solidária do Alto Tietê. Esta iniciativa só pôde ser concretizada por estar respaldada na Lei Municipal Nº 5379/2022, de 20 de setembro de […]
LOGO-CAIXA-FARMACIA-SOLIDARIA.jpeg

Na próxima segunda-feira (24 de abril), às 10h, o Unipiaget inaugura a primeira Farmácia Universitária Solidária do Alto Tietê. Esta iniciativa só pôde ser concretizada por estar respaldada na Lei Municipal Nº 5379/2022, de 20 de setembro de 2022, proposta pelo Vereador Jaime Siunte.

A cerimônia de inauguração irá acontecer no auditório do Centro Universitário e contará com a presença de autoridades e comunidade.  O projeto também conta com o apoio institucional da Prefeitura de Suzano, da TV Diário, afiliada da Globo no Alto Tietê e da empresa Emibra, que irá fornecer as caixas personalizadas para coleta dos medicamentos.

De acordo com o reitor, Marcus Rodrigues, esta é uma grande conquista para a região. “Nosso objetivo é fazer a diferença na vida das pessoas oferecendo além de uma formação  de excelência, também abraçar a comunidade por meio da oferta de vários serviços gratuitos. Quando inauguramos uma Farmácia Universitária Solidária todos ganham. Os alunos aprendem na prática, a comunidade tem acesso à atenção farmacêutica e medicamentos gratuitos e o meio ambiente não sofre com o descarte inadequado de remédios”.

O reitor ainda salienta que o projeto conta muito com a generosidade da população. “A Farmácia Solidária é uma iniciativa sem fins lucrativos que incentiva a participação da comunidade. A solidariedade é a base do sucesso, pois quem doa irá ajudar aqueles que não tem acesso aos remédios por falta de condições financeiras. Muitas vezes temos aquela caixinha de remédios em casa que acaba vencendo e descartamos de forma inadequada. Desta maneira, fazemos os medicamentos circularem ajudando a quem precisa”, afirmou.

Marcus ainda destaca a importância das parcerias com a Prefeitura de Suzano, Emibra e TV Diário na concretização deste projeto. “O apoio da Prefeitura é fundamental para disponibilização de locais de coleta por toda a cidade, da Emibra, empresa Suzanense, que abraçou o projeto e irá fornecer as caixas personalizadas para coleta dos medicamentos, e com o apoio da TV DIÁRIO conseguiremos fazer a informação chegar a todos, por meio das campanhas de conscientização, veiculadas na TV.”

Funcionamento da Farmácia Solidária UNIPIAGET

A partir de 26/04 (quarta-feira), o espaço, localizado no Campus do Unipiaget, estará aberto à comunidade para a doação de medicamentos e orientação farmacêutica.

Doações para a Farmácia Solidária UNIPIAGET

Qualquer morador que tenha medicamentos sem uso em casa pode se dirigir ao Centro Universitário Piaget ou ir a dos pontos dos 12 postos coleta disponíveis pela Prefeitura de Suzano (Unidades Básicas de Saúde) para fazer a doação, o que também ajuda a evitar o descarte irregular de remédios. Podem ser doados medicamentos já abertos ou fechados: cartelas, frascos, sachês, pomadas, etc. O que não servir terá o seu descarte de forma correta.

Onde doar medicamentos para a Farmácia Solidária UNIPIAGET

Endereço das UBS de Suzano:

Para cer os endereços de todas as UBSs do município <CLIQUE AQUI>

Endereço para DOAÇÃO no CAMPUS DO UNIPIAGET:

Avenida Mogi das Cruzes, 1001 - Jardim Imperador - Suzano - SP

Dias e Horários: 2a a 6a feira das 8h00 às 21:00

Tudo que for recebido passará pela análise da equipe de Farmácia da instituição, comandada pelo Coordenador, Professor do curso e responsável técnico pela Farmácia Solidária, Prof. Dr. Guilherme Matsutani. “Todos os docentes e alunos do curso de Farmácia estão envolvidos desde o início do processo. Quando o espaço começar a funcionar, eles farão a triagem, armazenamento, organização e dispensação dos produtos. É importante frisar que o estoque será mantido em local adequado e climatizado, garantindo assim a qualidade dos medicamentos. Tudo está devidamente aprovado pela Vigilância Sanitária do munícipio e pelo Conselho Regional de Farmácia - (CRF)”, explicou.

Quem pode retirar estes medicamentos na da Farmácia Solidária UNIPIAGET

Para a retirada de medicamentos, a pessoa precisa apresentar um documento de identificação original e o receituário médico atualizado. “Chegando aqui, os alunos de farmácia, supervisionados pelos professores, irão prestar o serviço de atenção farmacêutica, que consiste em orientação sobre o uso dos medicamentos, aferição de pressão, glicemia e índice de massa corpórea, além da orientação sobre a interação medicamentosa com outros medicamentos que poderá estar fazendo uso”, destacou.

Se o medicamento estiver disponível será doado.

Serviço da da Farmácia Solidária UNIPIAGET

Inicialmente a farmácia ficará aberta às quartas-feiras, das 13h às 17h. O Unipiaget fica na avenida Mogi das Cruzes, 1001, Jardim Imperador, Suzano.

Para saber mais sobre o CURSO DE FARMÁCIA DO UNIPIAGET <CLIQUE AQUI>

Veja a cobertura da imprensa sobre o Projeto da Farmácia Solidária UNIPIAGET