25 de abril de 2023

Inauguração da 1a Farmácia Solidária do Alto Tietê

A primeira Farmácia Universitária Solidária do Alto Tietê foi inaugurada nesta segunda-feira (24) no Unipiaget Suzano. Esta iniciativa só pôde ser concretizada por estar respaldada na Lei Municipal Nº 5379/2022, de 20 de setembro de 2022, proposta pelo Vereador Jaime Siunte.
WhatsApp-Image-2023-04-24-at-16.32.18-1
A cerimônia de abertura da Farmácia Solidária foi nesta segunda–feira (24), no auditório do Centro Universitário

A primeira Farmácia Universitária Solidária do Alto Tietê foi inaugurada nesta segunda-feira (24) no Unipiaget Suzano. Esta iniciativa só pôde ser concretizada por estar respaldada na Lei Municipal Nº 5379/2022, de 20 de setembro de 2022, proposta pelo Vereador Jaime Siunte.

A cerimônia aconteceu no auditório do Centro Universitário e contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi, do secretário de Saúde, Pedro Ishi, do vereador Jaime Siunte, do reitor do Unipiaget, Marcus Rodrigues, do diretor da TV Diário, Renato Cocenza, do CEO da Emibra, Danilo Braghiroli, da diretora no Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, Danyelle Marini, do coordenador do curso de Farmácia e responsável técnico pela Farmácia Solidária, Guilherme Matsutani e de outras autoridades.

O vereador Jaime Siunte também fez uso da palavra. “Reunimos tudo, meio ambiente e saúde. Vou usar uma frase que o prefeito fala sempre: sem parceria, não chegamos a lugar nenhum. Esse projeto é da sociedade”, ressaltou.

Já o secretário da Saúde, Pedro Ishi, destacou a parceria entre o poder público e o Unipiaget. “Obrigado a todos os alunos que vão participar. Que vocês possam ser pioneiros com um atendimento excepcional”, declarou.

De acordo com o prefeito Rodrigo Ashiuchi, essa farmácia vai fazer a diferença na vida das pessoas. “Este projeto vai ajudar o meio ambiente e as pessoas, que terão a oportunidade de conseguir um remédio. E o mais importante é o espírito solidário. Aqui vai ter uma explosão positiva de solidariedade”, sinalizou.

O coordenador do curso de Farmácia e responsável técnico pela Farmácia Solidária, Guilherme Matsutani, disse que está muito feliz com a consolidação do projeto, porque sempre quis realizar este sonho. “Além da parte técnica, vamos ajudar pessoas. Agradeço por todos engajados nesta causa. Quando pessoas competentes e com boa vontade se juntam, as coisas acontecem”, finalizou.

O reitor Marcus Rodrigues destacou que hoje é um momento de agradecimento. A instituição, o poder público e o privado se uniram para concretizar este projeto. “Além da nossa obrigação de formar excelentes profissionais, também é nosso dever contribuir com projetos que ajudem a sociedade e o meio ambiente”, finalizou.

Funcionamento

A partir de 26/04 (quarta-feira), o espaço, localizado no Campus do Unipiaget, estará aberto à comunidade para a doação de medicamentos e orientação farmacêutica.

Doações

Qualquer morador que tenha medicamentos sem uso em casa pode se dirigir ao Centro Universitário Piaget ou ir a um dos 12 postos de coleta disponíveis pela Prefeitura de Suzano (Unidades Básicas de Saúde) para fazer a doação, o que também ajuda a evitar o descarte irregular de remédios. Podem ser doados medicamentos já abertos ou fechados: cartelas, frascos, sachês, pomadas, etc. O que não servir terá o seu descarte de forma correta.

Tudo que for recebido passará pela análise da equipe de Farmácia da instituição, comandada pelo Coordenador, Professor do curso e responsável técnico pela Farmácia Solidária, Guilherme Matsutani. “Todos os docentes e alunos do curso de Farmácia estão envolvidos desde o início do processo. Quando o espaço começar a funcionar, eles farão a triagem, armazenamento, organização e dispensação dos produtos. É importante frisar que o estoque será mantido em local adequado e climatizado, garantindo assim a qualidade dos medicamentos. Tudo está devidamente aprovado pela Vigilância Sanitária do município e pelo Conselho Regional de Farmácia”, explicou.

Quem pode retirar estes medicamentos

Para a retirada de medicamentos, a pessoa precisa apresentar um documento de identificação original e o receituário médico atualizado. “Chegando aqui, os alunos de farmácia, supervisionados pelos professores, irão prestar o serviço de atenção farmacêutica, que consiste em orientação sobre o uso dos medicamentos, aferição de pressão, glicemia e índice de massa corpórea, além da orientação sobre a interação medicamentosa com outros medicamentos que poderá estar fazendo uso”, destacou.

Se o medicamento estiver disponível será doado.

Serviço:

Inicialmente a farmácia ficará aberta às quartas-feiras, das 13h às 17h. O Unipiaget fica na avenida Mogi das Cruzes, 1001, Jardim Imperador, Suzano.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos pela FARMÁCIA UNIVERSITÁRIA SOLIDÁRIA UNIPIAGET <CLIQUE AQUI>

Veja a cobertura da imprensa sobre o Projeto da Farmácia Solidária UNIPIAGET

Site da PREFEITURA MUNICIPAL DE SUZANO <CLIQUE AQUI>

ALTO TIETÊ EM FOCO <CLIQUE AQUI>

OI DIÁRIO <CLIQUE AQUI>

O UNIPIAGET agradece a presença de:

Marcus rodrigues, Reitor UNIPIAGET

Poliana Lima - Pró-reitora acadêmica do UNIPIAGET

Guilherme Matsutani, Coordenador curso de farmácia – UNIPIAGET

Dayelle Cristine Marini – Diretora CRF-SP

Renato Cocenza – Diretor TV Diário

Danilo Braghiroli – CEO EMIBRA

Vereador Jaime Siunte

Pedro Ishi – Secretário de Saúde

Rodrigo Ashiiuschi – Prefeito Município de Suzano

Vereador Maizena,

Vereador Artur Takayama

Vereador Marcel da ONG

Secretário do Meio Ambiente - André Chiang

Mauro Vaz – Secretário da Unidade de planejamento estratégico e Coordenador da Vigilância Sanitária de Suzano

Flavia Verdugo – Diretora Atenção Básica Saúde

Mauro Ferreria – Coordenador assistência Farmacêutica

Rodrigo Hilário – Farmacêutico e autoridade sanitária

Lizandra Cleber Pinto – Coordenadora CAF

Juliana Santan – Coordenadora estratégia saúde da família

Francieli Gama – Executiva de contas – Tvdiário

Gustavo Pinho – Gerente de programação – TV diário

Miguel Leite – AT urgente e LUK Alto Tiete

Sidney Franco – Diretor Projetos Humanitários – Rotary Club De Suzano

Zamemon Yamamoto – Presidente do Rotary Club de Suzano

Prof. Eugenio Zampini – Diretor Geral Instituto Federal São Paulo – Campus Suzano

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato