A Faculdade Piaget realizou na manhã de quinta-feira (12/3), em seu auditório, a entrega de bolsas de estudos integrais a estudantes suzanenses de baixa renda. Para o primeiro semestre, foram contemplados 19 alunos ingressantes, número 90% superior à expectativa inicial, de dez bolsas. Isso foi possível em razão da maior procura pelos cursos e o consequente aumento do número de alunos matriculados na instituição.
Pais, mães e convidados dos bolsistas lotaram o auditório para a cerimônia, que contou também com a presença de autoridades do município, além da linha de frente da instituição e a participação especial do fundador e presidente do Instituto Piaget de Portugal, Antonio Oliveira Cruz, recentemente homenageado pela Câmara com o título de “Cidadão Suzanense”.
Em seu discurso, Oliveira Cruz destacou, entre outros pontos, a importância da educação e do conhecimento para o crescimento e a melhoria pessoal, da sociedade e do mundo como um todo: “Sem a educação, a comunidade desaparece. Hoje, vivemos o que se chamada de sociedade da informação. Mas esta mesma sociedade da informação precisa ter o conhecimento”, disse.
Além do fundador e presidente do Instituto Piaget, falaram ao público: Lucia Marques Pereira, presidente da Unipiaget/Brasil, mantenedora da Faculdade Piaget; Juvenal Antônio da Silva, chefe de Gabinete da Prefeitura de Suzano e representante, na ocasião, do prefeito Paulo Tokuzumi; Marcus Rodrigues, diretor-geral da Faculdade Piaget; Denis Cláudio da Silva, presidente da Câmara de Suzano, e Arnaldo Marin Júnior, secretário municipal de Educação interino.
Aluna bolsista do curso de Administração, Elane de Abreu Qualharelo, de 34 anos, casada, mãe de dois filhos, contou que quando terminou o ensino médio, parou os estudos. Só 15 anos depois conseguiu voltar aos bancos escolares. “Quando passava em frente à Piaget, quando ainda estavam sendo construídos os prédios, eu pensava: ‘Será que um dia eu vou poder estudar nessa faculdade?’ Era um sonho. E agora estou aqui”, contou, emocionada. Aos colegas, mandou uma mensagem: “Façam valer a pena”.
A concessão de bolsas integrais a alunos de baixa renda do município está prevista no contrato celebrado entre a Faculdade Piaget e a Prefeitura de Suzano na cessão da área para a instalação do campus universitário, no Jardim Imperador. As primeiras bolsas foram colocadas à disposição do público estudantil em março de 2013, quando a Piaget deu início às atividades no município. Em 2014, mais 22 alunos foram contemplados. A seleção é feita por uma comissão de representantes da faculdade, da Secretaria Municipal de Educação e do Conselho Municipal de Educação.