26 de março de 2024

Unipiaget realiza cerimônia de entrega de bolsas de estudo integrais

Benefício Unipiaget realiza cerimônia de entrega de bolsas de estudo intregrais Mais 19 suzanenses receberam o benefício, totalizando 80 estudantes atendidos pelo convênio entre centro universitário e Prefeitura de Suzano. Saiba mais...
Crédito: Luana Bergamini/Secop Suzano

Mais 19 suzanenses receberam o benefício, totalizando 80 estudantes atendidos pelo convênio entre o Centro Universitário Piaget e a Prefeitura de Suzano

Nesta segunda-feira (25/03) foi realizada a cerimônia de entrega de bolsas integrais de estudo para 19 novos alunos do Unipiaget em cerimônia realizada no campus da instituição (avenida Mogi das Cruzes, 1.001 – Jardim Imperador). O evento contou com presença do reitor Marcus Rodrigues e da pró-reitora acadêmica, Poliana Lima, do prefeito Rodrigo Ashiuchi, além dede secretários, vereadores e da representante da Comissão de Bolsa, Marcia Inácio de Oliveira Faria. Com os outros 25 alunos que haviam sido contemplados no ano passado, já são 80 estudantes que recebem o benefício, cursando gratuitamente os cursos de nível superior, por meio do Termo de Contrato de Concessão nº 400/2007. Além da bolsa integral, na cerimônia os bolsistas também foram presenteados com um exemplar da obra CADA DIA UMA NOVA ESPERANÇA - agenda poética 2024, com poemas escritos e especialmente selecionados para cada dia do ano pelo idealizador do Universo Piaget, o poeta António Oliveira Cruz.

A gratuidade no ensino é garantida em razão de uma parceria entre a administração municipal e o UniPiaget, que estabelece uma contrapartida cumprida pela instituição por conta da cessão da área onde foi construída toda a estrutura de ensino. O resultado é um investimento médio de R$ 50 mil por aluno, garantindo aos munícipes de baixa renda a oportunidade de realizarem sua formação universitária. Os alunos que integram o grupo de bolsistas deste primeiro semestre de 2024 comporão as turmas dos cursos de Estética e Cosmética (2), Direito (4), Enfermagem, Psicologia (3), Engenharia Civil, Farmácia (2), Biomedicina, Administração, Gestão de Recursos Humanos, Pedagogia (2) e Educação Física.

Os novos bolsistas foram cumprimentados pelos secretários Leandro Bassini (Educação), Geraldo Garippo (Assistência e Desenvolvimento Social) e Afrânio Evaristo da Silva (Segurança Cidadã e Chefia de Gabinete ); pelos vereadores Artur Takayama e Marcos Antonio dos Santos, o Maizena; pelo presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) e diretor da Controladoria-Geral do Município, César Braga; e pela diretora da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Regiane Borges. Por parte do UniPiaget, também participaram a coordenadora do curso de Direito, Patrícia Braga; o coordenador dos cursos de Administração, Logística, Gestão de RH e Ciências Contábeis, Rodolfo Vieira; e o advogado Nelson Oka. Ainda compareceu no evento o representante da comunidade no Conselho Superior do UniPiaget, Wagner Ramos da Silva acompanhado da Profa. Marilena Digenova e da Pastora Selma do CEAC Suzano.

Conforme previsto em edital publicado para este primeiro semestre, os critérios que foram utilizados para a definição dos alunos contemplados levaram em consideração a “menor renda bruta per capita”, a “família mais numerosa”, o histórico de “ter cursado o maior número de anos em escola da rede pública”, “ser residente em Suzano (SP)” e ter “maior idade cronológica”.

Entre os requisitos básicos que foram necessários ser cumpridos para a solicitação das bolsas incluíram-se a aprovação no vestibular 2024 (1º semestre), a apresentação de renda familiar de até 1,5 salário mínimo, não possuir outro integrante da família beneficiária de Bolsa de Estudo, não possuir diploma de ensino superior e ser residente de Suzano há no mínimo dois anos. O processo foi acompanhado pela Secretaria Municipal de Educação e pelo Conselho Municipal de Educação.

O prazo máximo de duração da concessão do benefício será correspondente ao número de anos ou semestres de duração regular do curso para o qual o bolsista se encontra matriculado. As bolsas serão renováveis semestralmente mediante matrícula em todas as disciplinas referidas na matriz curricular de cada período, com a apresentação dos documentos referentes ao benefício. Para manutenção das bolsas, os alunos não podem omitir ou prestar informações inverídicas de que trata o edital de bolsas, não podem ultrapassar o prazo máximo para conclusão do curso de graduação e não podem deixar de realizar a renovação da matrícula no período estipulado, entre outras exigências.

O reitor do Unipiaget Marcus Rodrigues ressaltou que qualquer um que estiver dentro dos critérios pode ganhar uma bolsa. “Todos vocês que estão aqui ganharam um grande presente que com certeza vai mudar a vida de vocês. Nós acreditamos que a educação pode transformar a vida das pessoas. Precisamos formar e formar bem e esse é o nosso propósito. Aproveitem ao máximo. Estamos aqui para ajudá-los do início ao fim”, enfatizou.

O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi, destacou a relevância de garantir às famílias de baixa renda o acesso ao ensino superior. “Este momento é muito especial, que marca minha vida e me deixa muito feliz, por ver estampadas nos rostos de cada jovem e de seus familiares a emoção e a felicidade pela oportunidade que receberam. Eu não tenho dúvida de que a Educação transforma vidas e, por isso, esse é um verdadeiro investimento feito pela instituição e pelo município, porque acreditam nestes novos alunos. Lá na frente, esses universitários, já como profissionais graduados, estenderão também a mão ao próximo que necessitar, visando um mundo cada vez melhor. Daqui a quatro ou cinco anos, nos encontraremos novamente na formatura de homens e mulheres que, sem dúvida, vão orgulhar a nossa cidade!” ressaltou o chefe do Executivo suzanense.

Vera Lúcia da Silva Santos é uma das estudantes contempladas com uma bolsa de estudo. Ela vai cursar psicologia e nem acreditou quando recebeu a notícia. “Esse é um sonho de muitos anos. Estou me sentindo realizada. Sei que terá muita coisa pela frente, mas com muita perseverança e esforço vou conseguir chegar até o final da faculdade aqui no Unipiaget”, disse radiante.

Veja como foi a cerimônia:

Para consultar o edital completo com todas as informações sobre seleção e prazos, basta acessar o site: https://suzano.sp.gov.br/educacao/convenio-da-prefeitura-de-suzano-e-a-faculdade-piaget/ .

Na mesma página tem tudo sobre o concurso das bolsas integrais para consulta pública.

Também poderão ser consultadas mais informações no site do UNIPIAGET no endereço: https://unipiaget.edu.br/bolsas-e-descontos/bolsas-integrais/

As informações poderão ser encontradas também no site da PREFEITURA DE SUZANO: https://www.suzano.sp.gov.br/web/

Venha para o UNIPIAGET

Ícone de Diferenciais
Melhor instituição de ensino superior do Alto Tietê
Ícone de Diferenciais
Infraestrutura exclusiva para o Ensino Superior
Ícone de Diferenciais
Aulas 100% Presenciais
Ícone de Diferenciais
Mobilidade Internacional

Precisa de ajuda para se inscrever?

Basta clicar ao lado para falar com um de nossos consultores.
Telefone Ícone de telefone WhatsApp Ícone de WhatsApp

Fale Conosco

Ícone de contato