Comunidade terá atendimento gratuito na faculdade. Atividade envolverá alunos de Contábeis e de Administração. É o segundo ano deste serviço na Piaget.
A partir deste sábado (11/03), alunos dos cursos de Ciências Contábeis e de Administração da Faculdade Piaget, em Suzano, prestarão atendimento gratuito aos contribuintes, das 8h30 às 12h30, no campus da instituição de ensino superior, no Jardim Imperador. Quem ganhou mais de R$ 28.559,70 em 2016 é obrigado a fazer a declaração. O prazo de entrega começou logo depois do Carnaval, em 2 de março, e vai até 28 de abril. Quem entregar com atraso terá de pagar multa.
Os interessados em receber ajuda no desenvolvimento da declaração, tirar dúvidas sobre o processo legal ou referentes à plataforma de auxílio online deverão comparecer ao campus da Piaget com a última declaração realizada, comprovante de entrega, informe de rendimentos referentes à declaração atual e os comprovantes do período. Serão atendidos gratuitamente casos em que a soma de despesas a serem abatidas sejam inferior a 20% do rendimento (Modelo Simplificado).
O serviço gratuito na Piaget funcionará durante quatro sábados, nos dias 11, 18 e 25 de março e 08 de abril, no período da manhã, das 8h30 às 12h30, e depois em dias alternados da semana: 10, 13, 17 e 20 de abril, das 15h às 18h.
Segundo o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Antônio Guerra Junior, a expectativa é de atender 100 contribuintes, em média, em cada sábado de plantão e nos demais dias da programação: “Nossa equipe estará distribuída em turmas de 15 a 40 pessoas para realizar a triagem, orientar como navegar no programa da Receita Federal e tirar dúvidas sobre erros e inconsistências”, explicou.
“Com essa iniciativa, a faculdade proporciona a seus alunos a oportunidade de interagir com a comunidade na prestação de serviços e exercer a prática da futura profissão”, acrescentou o coordenador. Este é o segundo ano que a Piaget presta o atendimento gratuito à comunidade.
Uma das novidades da declaração deste ano é a obrigatoriedade de informar o CPF de dependentes que tenham 12 anos ou mais. Antes isso era exigido só para quem tinha 14 anos. A medida vale para dependentes que completaram 12 anos até 31 de dezembro do ano passado.
Outra novidade é que a tela de identificação do contribuinte vai pedir o telefone e e-mail. Mas a Receita diz que o preenchimento não é obrigatório e que o objetivo é ampliar o cadastro de pessoas físicas.
Neste ano, a Receita Federal espera receber 28,3 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física. Na região do Alto Tietê, que compreende dez cidades, são esperadas 223.845. Mogi das Cruzes é a cidade que mais deve receber declarações: 79.725; em Suzano, pelo menos 43.373 contribuintes devem prestar contas com a Receita Federal.
Saiba mais sobre a Declaração do IR 2017
Veja, a seguir, principais informações sobre a Declaração do Imposto de Renda 2017 listadas pelo professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis da Piaget, professor Antônio Guerra Junior:
Quem deve declarar:
Pessoa Física residente no Brasil, que, em 2016:
Obrigatoriedade de CPF para dependentes
Redução para 12 anos: Agora é obrigatório informar o CPF de dependentes/alimentandos com 12 anos ou mais, completados até a data de 31/12/2016.
Acesse: https://idg.receita.fazenda.gov.br/ (site da Receita Federal).