Reconhecimento reforça o papel social do Centro Universitário nas áreas de educação, saúde e cidadania no município
A Câmara Municipal de Suzano aprovou o Projeto de Lei nº 0043/2025, que declara a Associação Unipiaget/Brasil, mantenedora do Centro Universitário Piaget, como entidade de utilidade pública municipal. A proposta, de autoria do vereador Jaime Siunte, reconhece o impacto das ações desenvolvidas pela instituição no município e sua contribuição contínua ao bem-estar coletivo, por meio da LEI MUNICIPAL Nº 5.694 DE 22/10/2025.
De acordo com o texto aprovado, o reconhecimento tem como finalidade valorizar o trabalho social do Unipiaget em áreas essenciais como saúde, educação, assistência social, cidadania e meio ambiente. As iniciativas realizadas ao longo de 2024 beneficiaram diretamente mais de 100 mil pessoas, por meio de programas e projetos gratuitos que promovem inclusão e desenvolvimento comunitário.
Entre as ações citadas no projeto estão: a Farmácia Solidária, que arrecadou 162 kg de medicamentos para distribuição; o Projeto Psicologia em Ação, que alcançou 30.278 pessoas e o Conexão Nutritiva, que atendeu 8.256 pessoas com orientações sobre alimentação saudável. Outras iniciativas, como Comunidade em Ação, voltada à saúde dos idosos; Mapa do Conhecimento, com educação em saúde infantil e Unipiaget Levando o Direito à Comunidade, que dissemina informações jurídicas sobre bullying e direitos fundamentais, evidenciam o caráter transformador e responsável das ações.
Com a aprovação do projeto por Unanimidade, o Unipiaget passa a integrar oficialmente o grupo de entidades de utilidade pública de Suzano, ampliando as possibilidades de parceria com o poder público e organizações sociais, além de consolidar sua atuação como referência em ensino superior e responsabilidade social na região do Alto Tietê.

O UNIPIAGET recebeu o título de “Empresa Cidadã”, concedida pela Câmara de Vereadores de Suzano. A homenagem, realizada em abril de 2018, teve como autor o vereador Rogério Gomes do Nascimento, o Rogério da Van, e foi chancelada por unanimidade pelos demais vereadores. A sessão solene contou com a presença de autoridades do município, colaboradores da Piaget, estudantes e recém-formados, além de amigos. O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PR), que prestigiou a solenidade, destacou a parceria do poder público municipal com a faculdade em várias frentes, como estudantes dos cursos de Saúde que estagiam na Santa Casa, e com isso oferecem um importante suporte, e parcerias em diversas áreas, como esportiva, educacional e social. Também reforçou o atendimento da Clínica da Saúde, que recebe suzanenses nas especialidades de Fisioterapia e Nutrição. Na cerimônia, a presidente da Unipiaget Brasil, mantenedora da faculdade, Lucia Marques Pereira, e o diretor-geral da Piaget, Marcus Rodrigues receberam placa de “Empresa Cidadã”.

Em 2018, 2019, 2020, 2021, 2022, 2023, 2024, 2025 e 2026 o UNIPIAGET recebeu o “Selo Instituição Socialmente Responsável”, da Associação Brasileira das Mantenedoras do Ensino Superior, pela “Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular”.


O UNIPIAGET de Suzano recebeu, por dois anos seguidos (2016 e 2017), o “Prêmio José Candido – Negro Sim”. A homenagem, realizada pela Ícone Empresarial, é um reconhecimento à instituição pelo legado do Instituto Piaget na promoção de todas as formas de igualdade, inclusão social e combate ao preconceito por meio da Educação. Personalidades de vários segmentos da sociedade, com histórias de luta e de superação, também foram homenageadas.
