O UNIPIAGET de Suzano implantou o Programa de Mobilidade Internacional. Por ele, estudantes do campus suzanense podem fazer intercâmbio e vivenciar uma experiência internacional em qualquer Campus do Instituto Piaget no mundo a partir de 2019.
A possibilidade de alunos brasileiros participarem de módulos internacionais de aulas e vivenciar um período de mobilidade no Exterior estava prevista desde a implantação do projeto, ainda como Faculdade Piaget. Em 2013, quando iniciou as atividades, a instituição assinou protocolo internacional com objetivo de promover o intercâmbio de alunos e docentes entre as unidades do Instituto Piaget: Portugal, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.
Com a consolidação dos cursos de graduação a instituição desenvolveu um projeto-piloto de intercâmbio. Em janeiro de 2018, cinco estudantes do curso de Fisioterapia viajaram para Portugal para estágio. Estudaram durante um mês no Campus Universitário que o Instituto Piaget mantém em Viseu e fizeram estágio de observação no Serviço de Medicina Física e Reabilitação do Centro Hospitalar Tondela-Viseu.
A experiência bem-sucedida levou à consolidação do Programa de Mobilidade Internacional, agora de forma definitiva, em vigor em 2019, para todos os estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de graduação do UNIPIAGET - Campus Suzano.
Participam do intercâmbio as universidades estrangeiras do Universo Piaget em Portugal, através das Escolas Superiores de Educação Jean Piaget (ESE JP), Escolas Superiores de Saúde Jean Piaget (ESS JP), Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget (ESTG JP) e Institutos Universitários (ISEIT — Institutos Superiores de Estudos Interculturais e Transdisciplinares), e nas Universidades Jean Piaget da Guiné-Bissau, Cabo Verde, Angola e Moçambique. As universidades participantes têm como língua de ensino o português.
O Setor de Mobilidade Internacional do UNIPIAGET e os coordenadores de cursos são os gestores do programa e irão auxiliar os interessados no preenchimento dos formulários de inscrição, bem como, explicar-lhes sobre o funcionamento do programa, os procedimentos e documentos necessários para realização do programa de mobilidade internacional. Também irão aconselhar os estudantes na elaboração e definição do programa e dos planos de estudos a serem desenvolvidos nas instituições de acolhimento, assegurando um melhor aproveitamento e a sua viabilidade, entre outros.
Para participar do Programa de Mobilidade Internacional do UNIPIAGET os alunos devem estar regularmente matriculados, ter cursado pelo menos dois semestres e estar em dia com as mensalidades. O intercâmbio poderá ser de no mínimo duas semanas e, no máximo, de um mês.
Os estudantes devem analisar com o coordenador de curso e Setor de Mobilidade Internacional o elenco de disciplinas e/ou atividades que pretendem realizar e definir com ele o plano a frequentar.
As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas no Setor de Mobilidade Internacional e sempre nos meses de setembro a novembro de cada ano.
Ao aluno apto a participar do programa serão oferecidas gratuitamente as atividades escolhidas previamente como aulas presenciais, palestras, seminários, visitas técnicas, estágio de observação e atividades de extensão na comunidade.
O Setor de Mobilidade Internacional fornecerá informações em relação à documentação necessária para o deslocamento e permanência no país de escolha, bem como os custos com a viagem, hospedagem e alimentação, que não estão inclusos no programa.
O Setor de Mobilidade também inscreverá os alunos selecionados junto à instituição anfitriã internacional e promoverá workshops a fim de orientá-los sobre questões culturais e acadêmicas a serem vivenciadas nos países de destino.
Com o intercâmbio, os alunos poderão compreender as relações humanas e sua diversidade cultural, respeitando suas especificidades, ampliando sua visão de mundo, competências relacionais e profissionais em ambientes transnacionais. Espera-se que possam também desenvolver postura crítica e reflexiva, bem como autonomia intelectual, com ênfase nas áreas escolhidas. O intercâmbio possibilitará ainda a complementação da formação acadêmico-profissional por meio de contato com diferentes métodos, processos e tecnologias voltadas para a qualidade, o empreendedorismo, a competitividade e inovação. A compreensão dos fundamentos teóricos e práticos da área escolhida e o estímulo da cooperação técnico-científica e a troca de experiências acadêmicas entre os estudantes, professores e instituições nacionais e internacionais também fazem parte dos objetivos do programa.
* Não haverá nenhum custo para o aluno relativo aos serviços acadêmicos prestados nas Universidades de destino, entende-se por serviços acadêmicos a participação nas atividades escolhidas previamente como aulas presenciais, palestras, seminários, visitas técnicas, estágio de observação, atividades de extensão na comunidade desde que previstos na programação do aluno junto ao Setor de Mobilidade Internacional do UNIPIAGET e a Instituição de destino antes da viagem.
Baixe o Guia de Mobilidade Internacional e saiba mais sobre as propostas do programa clicando aqui.
Para mais detalhes sobre as condições, clique aqui e confira o regulamento completo.